No quadro do projeto “Qualificar, partilhar e agir - Contributos dos agentes de desenvolvimento rural para a sustentabilidade dos territórios”, apoiado pelo PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do Continente 2014-2020, a Federação Minha Terra vai organizar uma ação de trabalho e capacitação online sobre a abordagem LEADER, os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 das Nações Unidas.
Esta ação, com a designação “Um novo cenário rural: ODS, Agenda 2030 e LEADER”, corresponde a uma reedição do curso organizado pela REDR – Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural em 2020, adaptado ao contexto português. A formação pretendia relacionar a abordagem LEADER de desenvolvimento rural e a Agenda 2030, demonstrando a adequação da metodologia para a prossecução dos ODS e a importância que as pequenas ações podem ter, designadamente em contexto rural, com exemplos de boas-práticas de empresas, autarquias, organizações do terceiro setor e da sociedade civil.
O objetivo desta nova edição do curso, que será complementado por duas sessões síncronas, de discussão e análise com os participantes por videoconferência, é a capacitação das equipas técnicas dos Grupos de Ação Local e das suas parcerias alargadas para a incorporação dos ODS nas estratégias de desenvolvimento local, assim como nas suas organizações e na sua vida particular.
A ação tem a duração prevista de 30 horas, num total de seis semanas com a disponibilização de um novo módulo a cada segunda-feira.
Os módulos incluem uma introdução, recursos e documentação, incluindo fóruns, vídeos, apresentações, textos, manuais e testes/quizzes.
A avaliação é feita através dos testes/quizzes, disponíveis no final de cada módulo. De forma a progredir no curso os participantes deverão responder corretamente a pelo menos 70% das questões, dispondo de três tentativas.
Os conteúdos da ação foram validados pelas Nações Unidas, através do CIFAL de Cascais - Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes, o centro UNITAR - Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação para Portugal.
A conclusão do curso com aproveitamento resultará na obtenção de um certificado, reconhecido pelas Nações Unidas.
As inscrições estão abertas até ao dia 16 de junho, através do seguinte link: https://forms.gle/hyffRbQgXKtoqqbD8