Encontro Nacional LEADER/DLBC 2024 - Fórum "Revitalizar os territórios rurais: Felicidade nas Organizações, Comunidades e Territórios"

Numa co-organização entre a Federação Minha Terra, a Dueceira - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo teve lugar, a 27 e 28 de novembro de 2024, o 2.º Fórum sobre a Revitalização das Zonas Rurais/Encontro Nacional LEADER/DLBC. O evento repartiu-se entre dois espaços emblemáticos deste concelho da Região de Coimbra: a Casa das Artes e a Casa Amarela/Escola de Talentos e juntou 123 pessoas dos Grupos de Ação Local, autarquias e outras entidades convidadas.

Do programa da manhã do primeiro dia da iniciativa destacou-se a mesa-redonda “Autarquias e GAL: Que articulação para a revitalização dos territórios rurais?” onde se falou da falta de reconhecimento do trabalho dos GAL e de apoio à abordagem LEADER, assim como do afastamento entre os decisores governamentais e “quem está no terreno”. Apontou-se também um sério risco da perda das políticas de proximidade, uma vez que os processos de decisão estão cada vez “mais longe das bases”, mas, por outro lado, enalteceu-se o potencial do interior do país, que “é tão bom que até fica ao pé do mar”.

Já da parte da tarde teve lugar a sessão “A sustentabilidade das organizações e iniciativas de desenvolvimento local”, onde os participantes tiveram a oportunidade de partilhar as suas perspetivas sobre a sustentabilidade não apenas dos GAL, mas, principalmente, das suas comunidades e territórios. Tiveram ainda lugar um conjunto de visitas a projetos apoiados pelo GAL Dueceira, no quadro da abordagem LEADER/DLBC, no concelho de Miranda do Corvo.

O dia 28 de novembro foi dedicada à “Capacitação das equipas dos GAL para a felicidade nas organizações, nas comunidades e nos territórios”, em que as equipas dos GAL foram desafiadas a discutir, em grupo, a desconstrução de equívocos, mitos e “velhices de pensamento”, os valores e propósitos que importa manter e as soluções/instrumentos necessários para trilhar e alcançar “um caminho e um destino desconhecidos”. O evento terminou com mais uma visita a um projeto apoiado pela Dueceira.